segunda-feira, 13 de agosto de 2007

E ai ? Foi planejado ou foi surpresa ?

Engraçado que existem algumas etapas na vida do cidadão, dentro das espectativas da família que se parecem muito com a vida academica. Se você é aluno de graduação, você TEM de ser aluno de iniciação cientifica, depois TEM de fazer mestrado, TEM de fazer doutorado e quando mesmo que você vai defender sua livre docência ?

Na vida familiar, os tios sempre querem saber do garotinho se já está namorando, quem é a namorada, quando vão se casar e depois que se casaram, quando vão ter filhos.

Curiosamente, acho que o segundo filho é uma etapa extra na vida do ex-solteiro. Noto isso porque a notícia da espera de nosso segundo filho tem sido frequentemente replicada pelos tradicionais "Parabens !", seguido de uma pergunta inédita: "E ai ? Foi planejado ou foi surpresa ?"

Não me lembro de ninguem ter perguntado isso pra mim na primeira gravidez. Imagine o dialogo entre dois professores:

- Cara Defendi meu Doutorado !
- O que ? Meus parabens. E ai ? Foi planejado ou foi surpresa !
- É, bom, na verdade foi surpresa. Eu estava fazendo um trabalhinho no final de semana pra aula do meio da semana. Meu orientador então me avisou que isso daria um doutorado. Quase tive um choque. Foram quase nove meses de preparo, mas agora tá lá !
- Mas você já tinha mestrado, não tinha !
- Tinha, não pensava em ter Dr ainda, mas tudo bem, já que veio, veio !
- Então tá, lembranças ao seu orientador.
- Falou !

A sociedade se organiza de maneira estranha. Muito estranha !

Segundo uma amiga: O primeiro filho é da familia, o segundo é que é seu ! Não sei, vamos observar !

Nenhum comentário: